tel: (11) 5506.1217 / (11) 3331.6064

Segunda, 09 Maio 2016 22:21

O que causa a DPOC?

Escrito por 
Avalie este item
(9 votos)

o que causa dpocA principal causa da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é o consumo do tabaco (incluindo a exposição passiva).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2005, 5,4 milhões de pessoas morreram devido ao uso do tabaco. A OMS ainda projeta o aumento para 8,3 milhões no número de mortes relacionadas com o tabagismo até 2030.

Outros fatores de risco

As causas da DPOC têm padrões opostos de acordo com as áreas geográficas. Em países de alta e média-renda o fumo do tabaco é o maior fator de risco. Por outro lado, em países de baixa renda, a exposição a poluição atmosférica, como a fumaça da combustão de combustíveis fósseis para cozinhar e aquecer, contribuem mais para a incidência da DPOC.

Quase três bilhões de pessoas no mundo inteiro utilizam combustíveis fósseis como sua principal fonte de energia para necessidades domésticas. Nessas comunidades, a poluição do ar interior é responsável por uma maior fração do risco de DPOC do que fumar ou poluição do ar exterior.

Combustíveis de biomassa utilizados por mulheres para cozinhar contribuem para a elevada prevalência da DPOC entre as mulheres não-fumantes em partes do Oriente Médio, África e Ásia. Estima-se que a poluição do ar interior resultante da queima de madeira e outros combustíveis de biomassa causa a morte de dois milhões de mulheres e crianças a cada ano.

Outros fatores de risco para a DPOC incluem gases gerados por produtos químicos (tais como vapores e fumaça) e infecções respiratórias frequentes durante a infância.

Segundo o governo Norte-Americano, uma doença genética muito rara chamada deficiência de antitripsina alfa-1 pode contribuir na causa da DPOC. Pessoas que têm esta condição possuem baixos níveis de alfa-1 antitripsina (AAT) - a proteína produzida no fígado – e que pode levar a danos nos pulmões e, consequentemente, a DPOC.

Se a pessoa está exposta ao tabaco, fumaça ou outros irritantes pulmonares, a DPOC pode piorar muito rapidamente.

Apesar de incomum, algumas pessoas que têm asma pode desenvolver DPOC. A asma é uma doença pulmonar crônica (de longo prazo), que inflama e estreita as vias aéreas. O tratamento geralmente pode reverter a inflamação e estreitamento. No entanto, se não for, podem desenvolver DPOC.

Fonte: OMS e National Heart, Lung and Blood Institute

Ler 14340 vezes Última modificação em Terça, 17 Maio 2016 16:56
Faça login para comentar.
teste dpoc
faq
Associação Brasileira de Portadores de DPOC ©2017 - Bitnick Web Design