tel: (11) 5506.1217 / (11) 3331.6064

Segunda, 16 Maio 2016 14:45

Como a DPOC é diagnosticada?

Escrito por 
Avalie este item
(2 votos)

como se diagnostica dpocO seu médico irá diagnosticar a DPOC com base em avaliação de sintomas, histórico médico e familiar, e resultados de testes e exames pouco invasivos.

No exame clínico, o médico poderá fazer perguntas buscando por indícios de tabagismo, contato com irritantes pulmonares, tais como o fumo passivo, a poluição do ar, vapores químicos, ou poeira. É fundamental responder a essas perguntas de forma sincera e objetiva.

Se você tem tosse contínua, avise seu médico há quanto tempo, o quanto você tosse, e quanto muco surge quando tosse. Além disso, informe o seu médico se você tem histórico familiar de DPOC.

O seu médico irá examiná-lo e usar um estetoscópio para ouvir chiado ou outros sons anormais dos pulmões. Ele ou ela também pode recomendar um ou mais testes para diagnosticar a DPOC.

Os testes de função pulmonar buscam medir a quantidade de ar que você pode inspirar e expirar, o quão rápido você pode expirar o ar para fora, e quão bem seus pulmões fornecem oxigênio para o sangue.

O principal exame para a DPOC é a espirometria. Outros testes da função pulmonar, tais como um teste de capacidade de difusão do pulmão, também pode ser realizados.

Espirometria

espirometriaDurante este teste indolor, um técnico irá pedir-lhe para tomar uma respiração profunda. Então, você vai soprar tão forte quanto puder dentro de um tubo conectado a uma pequena máquina. A máquina é chamada espirômetro.

O aparelho mede a quantidade de ar que você expira. Ele também mede o quão rápido você pode soprar ar para fora.

Eventualmente o médico administrar algum medicamento que ajude a abrir as vias respiratórias para, em seguida, soprar no tubo novamente. Assim é possível comparar os resultados dos testes antes e depois de tomar o medicamento.

A espirometria pode detectar DPOC antes mesmo de desenvolver os sintomas. Seu médico também pode usar os resultados dos testes para descobrir a gravidade da DPOC além de ajudar a definir suas metas de tratamento.

Os resultados da espirometria também pode ajudar a descobrir se uma outra doença, como a asma ou insuficiência cardíaca, está causando seus sintomas de DPOC.

Além disso, o médico pneumologista pode recomendar outros exames, tais como:

A radiografia de tórax ou tomografia computadorizada de tórax. Estes testes criarm imagens de estruturas dentro do peito, como coração, pulmões e vasos sanguíneos. As imagens podem mostrar sinais de DPOC. Elas também podem ajudar a mostrar se há alguma outra doença que possa causar sintomas semelhantes aos da DPOC.

Um teste de oxigenação sanguínea mede o nível de oxigênio no sangue, utilizando uma amostra de sangue colhida de uma artéria. Os resultados deste teste podem mostrar a gravidade da DPOC e se é necessário o auxílio da oxigenoterapia.

Fonte: National Heart, Lung and Blood Institute

Ler 4944 vezes Última modificação em Terça, 17 Maio 2016 16:56
Faça login para comentar.
teste dpoc
faq
Associação Brasileira de Portadores de DPOC ©2017 - Bitnick Web Design