Programa Jovem Aprendiz: Vantagens e desvantagens de trabalhar

Qual é a idade ideal para começar a trabalhar em um programa jovem aprendiz? Embora por lei 14 anos seja a idade mínima para começar a trabalhar de acordo com a Lei nº 2.332, promulgada pelo Poder Executivo, a verdade é que essa questão não tem uma resposta única, pois dependerá da situação de cada pessoa.

A verdade é que entrar no mercado de trabalho muito jovem tem as suas vantagens e desvantagens. Saiba quais são os prós e os contras, principalmente se você estiver pensando em começar a trabalhar enquanto ainda está estudando.

Por alguma razão, muitos jovens decidem começar a trabalhar quando ainda não concluíram a graduação, ou até mesmo sem terem concluído a escola (geralmente entram em um programa jovem aprendiz, por exemplo, é uma das alternativas encontradas pelo público jovem).

É que a prática de trabalho oferece muitos benefícios para a vida profissional, embora também o obrigue a deixar de lado outras questões no aspecto acadêmico.

Há algum tempo oferecemos algumas dicas para estudar e trabalhar ao mesmo tempo, e hoje vamos analisar as vantagens e desvantagens de combinar as duas atividades.

Avalie a situação, a partir da nossa lista, antes mesmo de tomar a melhor decisão de acordo com suas possibilidades.

Programa Jovem Aprendiz – Vantagens de começar a trabalhar quando ainda está estudando

Programa Jovem Aprendiz

A seguir iremos lhe apresentar os principais benefícios que a inserção no mercado laboral pode vir a aportar para os jovens que querem uma oportunidade de emprego, mesmo que ainda não tenham concluído os estudos.

1 – O Programa Jovem Aprendiz acaba aportando mais experiência para o jovem

Embora sua carreira o treine em um nível profissional, há certas coisas que você só aprende fazendo. Experiência e desempenho no trabalho estão entre os fatores mais importantes na contratação de pessoal, mesmo em alguns casos acima do treinamento.

2 – Você desenvolve múltiplas habilidades 

Trabalhar desde cedo te colocará diante de desafios que você terá que resolver e que a universidade não explicou como fazer; por isso, irá ajudá-lo a desenvolver diferentes habilidades, como resolução de problemas ou aprender a trabalhar sob pressão, entre outras.

3 – Você se torna mais maduro e responsável 

As obrigações do mundo do trabalho são bastante diferentes das acadêmicas. Mesmo se você for uma pessoa 100% responsável por seus estudos, às vezes você pode pagar algumas autorizações e licenças e ainda assim você está na corrida.

Mas no trabalho não acontece da mesma maneira. Trabalhar te deixa mais maduro e responsável sobre suas ações, pois se você faltar porque na véspera se deitou tarde, terá que dar muitas explicações para não ter problemas.

Programa Jovem Aprendiz

 4 – Você sabe o valor do trabalho 

Em geral, não temos tanta ideia do valor da vida até o momento em que começamos a trabalhar. É quando vemos claramente o quanto cada coisa sai em comparação com o salário que recebemos.

Saber o valor do trabalho e do esforço o ajudará a valorizar muito mais o que você tem e a não desperdiçar no que não precisa.

 5 – Você se torna um pouco mais independente 

Talvez o salário que você pode receber em um primeiro emprego não seja suficiente para ir morar sozinho, mas você pode ganhar seu próprio dinheiro e começar a economizar para realizar seu sonho no futuro (como abrir um negócio, viajar ou mudar de casa de pais).

Estas são apenas algumas das vantagens de começar a trabalhar desde cedo. Existem muitos outros, como ganhar experiência para o seu currículo ou formar uma rede de contatos profissionais que você cultivará pelo resto de sua vida profissional.

Desvantagens de começar a trabalhar quando você ainda está estudando

Programa Jovem Aprendiz

Mas nem tudo são vantagens, já que trabalhar desde cedo também tem suas desvantagens. Veja a seguir quais são elas:

 1 – Seu desempenho acadêmico

diminuirá Dividir as horas do dia entre trabalho e estudo pode ser muito árduo, e você provavelmente terá que relegar algumas questões acadêmicas para poder cumprir tudo.

Também é muito provável que, se você começar a trabalhar enquanto ainda está estudando, ficará um pouco atrasado para terminar o curso. Isso é completamente normal, já que as horas que você apenas investia em estudar agora terão que ser divididas entre as duas atividades.

Programa Jovem Aprendiz

2 – Você terá menos tempo para a família e amigos

As atividades sociais serão reduzidas a zero se você trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Você não terá mais muito tempo livre para passar tardes inteiras ao sol; e quando o tiver, provavelmente vai querer dormir e descansar, pois estará bastante cansado.

Como vimos, as vantagens de trabalhar e estudar ao mesmo tempo são muito mais do que desvantagens. Mas começar a trabalhar muito jovem é uma decisão que cada um deve tomar, em relação às suas necessidades e possibilidades.

Se você se esforçar para combinar os dois, terá mais a ganhar do que perder e será um desafio do qual você pode se orgulhar. O que você acha?

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *